02/12/2015

|Povo na Luta| Movimento Popular por Moradia realiza protesto na CIC

Créditos: Isabella Lanave/R.U.A Fotocoletivo

Integrantes do Movimento Popular por Moradia (MPM) realizaram uma manifestação na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) na manhã desta quarta-feira (2). Cerca de 400 pessoas se reuniram no terminal da CIC, de onde partiram para uma caminhada em direção à Administração Regional do bairro. Todos foram recebidos no salão da sede, onde lideranças do movimento cobraram as promessas de asfaltamento da Estrada Velha do Barigui e linhas de ônibus que passem pelas ocupações Nova Primavera, 29 de Março e Tiradentes.

“Quando faz calor sobe um pó que ninguém aguenta e quando chove, uma lama que ninguém aguenta”, descreveu um dos coordenadores do MPM, Fernando Marcelino. Segundo ele, uma visita recente do Secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald, às ocupações deixou o indicativo de que o serviço seria providenciado o quanto antes.

Marcelino explicou que o asfaltamento é uma exigência da Caixa Econômica para iniciar a execução dos projetos habitacionais das ocupações 29 de Março e Nova Primavera, concluídos no Ministério das Cidades. Outra exigência da instituição para a segurança das obras é a retirada de um fio alta tensão que passa pelas duas ocupações. “Se não tirarem dali, vamos ocupar a Copel”, afirmou o coordenador.

Resposta

Ao receber as famílias organizadas pelo MPM, o Administrador Regional da CIC, Everton Vargas, apresentou duas maneiras de garantir o asfaltamento do local: por meio de licitação para a execução do serviço- indicado pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)-, a qual uma empresa deve concorrer ou por meio de um serviço mitigatório, que exige uma contrapartida à cidade de uma empresa que tenha causado transtorno na região.

Continue lendo aqui

Autor:Camilla Hoshino - Brasil de Fato